Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

genealogia skywalker




shimi skywalke:72 ABY
anakin skywalker:49 ABY
luke skywalker e leia organa:19 ABY

batalha de yavin


Esse será um dia inesquecível. Viu o fim de Kenobi, e logo verá o fim da Rebelião."
Darth Vader
A batalha foi arranjada após os pilotos e passageiros da Millennium Falcon resgatarem a Princesa Leia Organa da Estrela da Morte, junto com os planos técnicos detalhados da maciça estação espacial. Obi-Wan Kenobi havia confrontado Darth Vader e sacrificado a si mesmo para os outros poderem escapar com os planos e entregá-los para o comando da Aliança.
Entretanto, como Leia suspeitava, o Império havia deixado eles escaparem para poder adquirir a localização da base Rebelde secreta, que ficava na Quarta Lua de Yavin.
Estudando os planos concedidos por R2-D2, os Rebeldes descobriram que a estação tinha um pequeno exaustor que levava até o reator principal. Dois Torpedos de Prótons poderiam penetrar nesse exaustor e atingir o Reator Principal, provocando uma reação em cadeia capaz de explodir a Estação Espacial. Entretanto, o exaustor tinha apenas dois metros de diâmetro e ficava situado numa trincheira protegida por baterias de turbolasers. A trincheira teria que ser navegada para deixar o sistema de mira de um Caça Rebelde travar no exaustor, em uma porção climática da batalha chamada Corrida da Trincheira. Havia pouca confiança de que o ponto fraco poderia ser atingido nessas condições.

S-foils em posição de ataque."
A Estrela da Morte chegou no sistema escoltada por uma pequena frota constituída pela Fragata Nebulon-B Divad e duas Corvetas CR90. Enquanto a Estrela da Morte se preparava para atirar com sua arma principal, um satélite de comunicações foi posto para coordenar defesas. Os Rebeldes, ainda planejando seu ataque, sabiam que qualquer atraso na aproximação da Estrela da Morte poderia ser a diferença entre vitória e derrota. Por essa razão eles planejaram um pequeno ataque para destruir o satélite de comunicações e interromper operações. Um trio de X-wings, incluindo Keyan Farlander, e um par de Caças Ponta de Lança R-22 foram despachados para destruir o satélite. Enquanto os pilotos de Farlander enfrentavam os Caças Imperiais, ele ignorou a ameaça e continuou voando até o satélite. Ele conseguiu destruí-lo com dois Torpedos de Prótons, e a missão foi um sucesso, previnindo o Império de chamar reforços e interromper suas defesas, mesmo com dois X-Wings Rebeldes sendo atingidos e os pilotos tendo que ser resgatados mais tarde.
Farlander foi rapidamente dispachado novamente em um dos dois X-Wings encarregados de destruir algumas defesas da trincheira. Eles foram bem-sucedidos em destruir várias Baterias de Turbolasers e alguns hangares, limitando a habilidade da Estrela da Morte em lançar caças, mas pelo preço de mais um X-Wing Rebelde destruído.
Seguindo os ataques preliminares, uma frota de 31 caças X-Wings e Y-Wings se moveu para destruir a estação. A Estrela da Morte usava suas baterias laser para se defender, mas essas defesas eram designadas primeiramente para destruir Naves Capitais, não os pequenos e ágeis caças Rebeldes.
O comandante da estação, o Grand Moff Wilhuff Tarkin, achava o ataque fútil e por isso não enviou os vastos esquadões de TIE Fighters da estação. Mas Darth Vader, vendo que a ameaça era forte, ordenou que seu esquadrão pessoal seguisse suas ordens. Os Esquadrões TIE atacaram as Forças Rebeldes logo após eles perceberem que suas Baterias de Turbolaser estavam falhando. Uma ordem foi dada para os turbolasers pararem de atirar enquanto os TIE Fighters faziam seu trabalho, previnindo o risco de os caças Imperiais serem atingidos por suas próprias armas.
Quando a primeira tentativa de atirar no exaustor deu errada durante a Corrida da Trincheira, os caças remanescentes, três X-Wings e um Y-Wing;se moveram para a segunda tentativa. Darth Vader os seguia e os destruia um por um. O Comando Rebelde estava sem esperanças de vencer; a Estrela da Morte estava entrando na posição de atirar, quase todos os pilotos haviam sido destruídos e o piloto remanescente capaz de fazer a corrida, Luke Skywalker, havia desligado o computador de mira. Skywalker, entretanto, tinha sido avisado pelo espírito de Obi-Wan Kenobi para usar a Força para fazer esse tiro quase impossível.

Criada por Dash Rendar
Vader, sentindo que esse último piloto era sensitivo à Força, preparou-se para matá-lo. Entretanto, Han Solo e Chewbacca à bordo da Millennium Falcon surpreenderam Vader e destruíram um de seus pilotos. Na confusão, o outro piloto colidiu com o caça de Vader, mandando-o fora de controle espaço adentro. Luke fez o tiro, e com a ajuda da Força, seus torpedos entraram no exaustor perfeitamente. A Estrela da Morte explodiu segundos antes do SuperLaser fazer o tiro que destruíria Yavin 4. O Grand Moff Tarkin e a maioria de sua equipe foram mortos na explosão. A Aliança Rebelde conseguiu uma espetacular vitória.
Vários oficiais com postos na Estrela da Morte sobreviveram, incluindo (na época Coronel) Maximillian Veers e possivelmente Chefe Bast.

sabres de luz

Introduzidos no Episódio IV os "lightsabers" ou sabres de luz, tornaram-se um dos elementos visuais que mais marcaram os filmes e o restante do Universo Expandido.
Inicialmente criados pelos Jedi, rapidamente foram adaptados pelos Sith e outros sensitivos, tornando-se na galáxia, sinónimo de algum tipo de ligação com a Força, apesar de poderem ser utilizados por não sensitivos (como o General Grievous). No entanto, a Força é um elemento fundamental na sua construção, visto que é através dela que os vários componentes são fundidos, de forma a garantir o correcto fluxo de energia.
Os elementos que sobressaem na composição de um sabre de luz são os cristais que irão contribuir para a cor, e características da lâmina, podendo existir até um máximo de três cristais no sabre de luz normal.
Citando as palavras da Mestre Jedi Luminara Unduli:
"The crystal is the heart of the blade." - O cristal é o coração da espada.
"The heart is the crystal of the Jedi." - O coração é o cristal do próprio Jedi.
"The Jedi is the crystal of the Force." - O Jedi é o cristal da Força.
"The Force is the blade of the heart." - A Força é a lâmina do coração.
"All are intertwined: The crystal, The blade, The Jedi." - Todos estão ligados: o cristal, a espada , o Jedi.
"You are one." - Vocês são um só.

poderes e abilidades

Qualquer ser vivo que aprenda a manipular a Força, ganha varios poderes de natureza Paranormal, como:
  • O aumento dos atributos fisicos;
  • Habilidades telepáticas (como visões precognitivas e controle/sugestão mental.);
  • Empatia com outros atuantes da Força;
  • Telecinese;
  • pulso de ar
  • Resistência
  • Velocidade
  • cura
  • poder elétrico(disponível para Siths)
e outros métodos não mencionados.

midi-chlorians

Posteriormente, no Episódio I foi introduzido o conceito de "midi-chlorians",como organismos microscópicos, existentes nas células de seres vivos, que facilitam a interação com a Força e podem ser utilizados para contabilizar a sensitividade de cada um. Os que possuirem uma contagem maior de "midi-chlorians", poderão manipular de forma mais eficaz a Força.
Um teste sanguíneo é suficiente para confirmar a quantidade desses seres e dessa forma indicar o nível de sensitividade de alguém. Permitem a percepção da Força da mesma forma que os nossos olhos permitem ver certas frequências luminosas ou os nossos ouvidos interpretar as vibraçoes do ar como som.
Ao longo do Universo expandido foram surgindo formas artificiais de embuir alguém ou algo com o poder da Força, quer seja através de cristais artusianos, de artefatos Sith ou das manipulações genéticas dos Rakata. A invenção do conceito de "midi-chlorians" poderá vir a explicar como esses processos funcionam, podendo no entanto entrar em conflito com a existência de seres não orgânicos (Shards e Tsil) sensitivos à Força.

filosofia sith

Filosofia Sith
Paz é uma mentira, só importa a emoção.
Com a emoção, ganho força.
Com a força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com as vitórias, minhas correntes se rompem.
A força me libertará.
Não há nada que não se possa fazer quando se tem o Poder.

filosofia jedi

Filosofia Ortodoxa Jedi
Não há emoção; há paz.
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há a Força.

a força

A Força

Definição

A Força é descrita por Obi-Wan Kenobi como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa." A Força é vida, e vida é Força. Alguns pensam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.
 Origem
A Força contém muitas semelhanças com princípios filosóficos existentes. O conceito pode ser devido à força ódica do Barão Karl von Reichenbach. Muitos a relacionam aos conceitos de Ki (também chamado "chi" na China, Japão e Coréia), Prana (Índia), Mana (Polinésia) e outras tradições semelhantes que focalizam em torno da idéia de uma energia espiritual existente dentro do universo. Com o Taoísmo, o foco primário de Star Wars origina na idéia de Yin e Yang — as duas forças que mantém o universo em equilíbrio. Tudo do bem e mal (como conceitos metafísicos) até temperaturas quentes e frias são consideradas como parte disto, e é daqui que vemos a comparação mais proeminente aos lados claro e escuro da Força de Star Wars. Mas, deve ser notado também, que ela é mais semelhante a filosofia taoísta com menor dicotomia e com mais de um necessidade de equilíbrio (visto na filosofia do balanceamento da Força). O modo de Jedi de serenidade e paz é muito parecida como as virtudes. Isto também é refletido no Templo Jedi que consiste em cinco pináculos, ou pilares. Com a Força de Yoda os Padawans serão invencíveis.

eras

Eras

A contagem do tempo faz-se antes (ABY) e depois (DBY) da batalha de Yavin (a destruição da 1ª Estrela da Morte), apresentada no Ep. IV.
A 1ª de que há registro, é a Era Pré Republicana (137000ABY ou 15000ABY (formação do Sistema Cularin) - 25000ABY), desde o Big Bang no Universo de Star Wars, até a formação de Grandes Impérios, como os do Rakata, conhecido como "Império Infinito", famosos por construirem o Star Forge (30000 ABY) ou o Império Xim (25130 ABY), e a fundação de Coruscant (20000 ABY) encerrando este Período com a formação da República em 25000 ABY.
A 2ª é a Era da Velha República (25000 ABY-1000 ABY), focando a recém formada República Galáctica, os seus protectores, a Ordem Jedi e os seus inimigos, os Sith. Começa com a criação da República e termina com a derrota da "Brotherhood of Darkness" ou Irmandade da Escuridão na 7ª Batalha de Ruusan e o posterior renascimento da República na Reforma Ruusan.
A 3ª é a Era do Império (1000 ABY-0 ABY) que foca a era dourada da República e a sua posterior transformação no Império Galáctico através das maquinações de Darth Bane e posteriormente Darth Sidious, culminando na Guerra dos Clones. A história contada nos Episódios I, II e III passa-se no final desta era.
A 4ª é a Era da Rebelião (0 ABY-5 DBY), focando o período dos filmes originais, os Episódios IV, V e VI. Foca a Guerra Civil Galáctica entre a Rebelião e o Império até a Batalha de Endor.
A 5ª é a Era da Nova República (5 DBY-25 DBY), que conta a formação da Nova República e a sua luta com vários líderes imperiais, culminado com o fim da Guerra Civíl Galáctica com o Tratado Pellaeon-Gavrisom ou Acordos de Bastion.
A 6ª é a Era da Nova Ordem Jedi(25 DBY-40 DBY), introduzindo novas galáxias e raças como os Yuuzhan Vong e a Civilização Killik e a reconstrução da Ordem Jedi pela mão de Luke Skywalker.
A 7ª é a Era do Legado (40 DBY- 240 DBY), Esta era começa com a Nova Ordem Jedi e a Aliança Galáctica em 40 ABY, mas 100 anos no futuro relata e existência de um novo Império Galáctico e novos Sith, e a luta de Cade Skywalker para salvar a galáxia.

universo,republica e nova republica

O Universo
Os acontecimentos relatados em Star Wars ocorrem numa galáxia fictícia, sendo cada filme acompanhado por um pequeno texto de abertura com a intenção de contextualizar essa história no Universo Star Wars. É a única vez nos filmes que este Universo é analisado tendo o nosso como ponto de referência. O texto começa com a expressão: "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…", numa clara alusão aos contos de fadas "Era uma vez…". "
Muitos de seus personagens são humanos, interagindo com várias criaturas fantásticas de muitos sistemas planetários diferentes. Utiliza vários elementos sobrenaturais como cavaleiros Jedi, e princesas, procurando reinterpretar arquétipos clássicos dos contos de fada e outros elementos mitológicos.
Apesar dos filmes decorrerem no período cronológico de duas gerações, o Universo Expandido decorre num período de milhares de anos (mais de 25.140 anos),[  desde acontecimentos anteriores aos relatados nos jogos Star Wars: Knights of the Old Republic (KOTOR) (2003) ou KotOR II - The Sith Lords aos decorridos na banda desenhada (História em Quadrinhos) Legacy of The Force ou Star Wars: Legacy. Esses acontecimentos retratam o Universo Expandido ou UE , que inclui livros, histórias em quadrinhos, jogos de videogame, filmes oficiais, séries de televisão, brinquedos, e outras mídias. O material se expande e continua a história contadas nos filmes, tendo como ponto de referência em qualquer lugar desde 25.000 anos antes de A Ameaça Fantasma até mais de 1.400 anos após O Retorno de Jedi.
A publicação de "Nova Ordem Jedi" contribuiu para o aumento do Universo, seguindo-se a publicação de bandas desenhadas (Histórias em Quadrinhos), livros e jogos que ampliaram o Universo Star Wars futuro e passado, levando a criação de várias eras com períodos cronológicos bem definidos.
República
A República Galáctica é uma civilização ficcional ou modelo de sociedade onde milhares de civilizações de planetas diferentes mantinham-se organizadas na forma de um senado galáctico.
No senado, representantes de cada civilização ou planeta interagiam entre si. A república dominou a galáxia por milhares de anos, criando um governo justo e pacífico mas, ao final, tornou-se corrupta e acabou sendo dissolvida pelo Imperador Palpatine em um golpe de estado.

Nova República
A Nova República foi o nome do governo galáctico estabelecido pela Aliança Rebelde para restaurar a República Galáctica para substituir o Império Galáctico após a Batalha de Endor. Dado ínicio em 5 ABY, depois que a dissolução da Aliança anterior de planetas livres (que foi dado forma diretamente após a batalha de Endor como um governo intermediário), ele era se transformar a autoridade governamental suprema da galáxia. A República “nova” era uma continuação da República Galáctica original, que se tornoua República velha naquele tempo. A Nova República foi fundada na mesma premissa que a República Galáctica velha era mil gerações antes—ao manda um corpo parliamentarista representativo para governar a galáxia de justo e igual maneira—e ela foi projetada para erradicar os defeitos que causaram a queda da República original. A Nova República era protegida pela Nova Ordem Jedi, que foi estabelecida por Luke Skywalker, relembrando o fato de que a República original era protegida pela Velha Ordem Jedi.

historia jedi

Os Jedis surgiram do sistema de Adega. Os maiores indícios apontam que
os primeiros Cavaleiros vieram de Ossus, ou então se transferiram para
este planeta em tempos muito antigos. O surgimento dos Jedis e suas
habilidades com a Força vem de tempos remotos, não restando qualquer tipo
de registro, ou se esses existem são incompreensíveis. É bem possível que
sua história esteja ligada com a concepção de algumas mulheres pelos
próprios Midi Chlorians.
  Grande parte da documentação de ensinamentos e conhecimentos reunidos
pelos Jedis foi destruído com as batalhas, roubado ou mesmo perdido e
esquecido. Com a invenção do hyperdrive os Jedis espalharam-se pela
galáxia conforme a República espalhou-se. O Conselho Jedi surgiu com o
objetivo de organizar as atividades dos Cavaleiros e é formado somente por
Mestres, com raras exceções. Na idade áurea da República Velha a galáxia
contava com milhares de Jedis; cada sistema planetário, conforme seu
tamanho, tinha um grupo de Cavaleiros responsável por defendê-lo. As
guerras com o Sith e Krath, travadas na época áurea da República Velha,
marcaram um período conturbado e triunfante na História dos Jedis. Nesta
época, quase exterminados, os Jedis se reestruturaram. Após milênios de
sossego o Sith retornou com força nunca antes vista, com a ascensão no
poder do Lorde Sith Darth Sidious. Sidious com a ajuda de seu aluno Darth
Vader caçou e novamente exterminou quase todos os Jedis. A reação Jedi
ocorreu através de Luke Skywalker, filho de Vader, treinado por Obi-Wan
Kenobi e Yoda. Luke, junto com a Aliança e seus amigos, derrotou o Império
e Darth Sidious. Posteriormente Luke consolidou a Nova República e fundou
uma nova base de ensinamentos, um Praxeum, junto com outros Mestres.